A secretária é o cartão de visitas de uma organização!

No dia 30 de Setembro é comemorado o dia da Secretária! Salve!

Mas, você sabe porque comemoramos o dia da Secretária no dia 30 deste mês?
É que no dia 30 de setembro de 1850, nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, o gráfico norte-americano e inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.
No Brasil, A profissão de Secretária é regulamentada pela Lei 7377 de 30/08/85 e 9.261 de 11/01/96, possuindo também o Código de Ética.
Desta maneira, já foi o tempo e há muito tempo atrás, a Secretária Executiva era considerada uma simples auxiliar de serviços para as empresas e empresários, porém, este conceito se transformou a partir do momento que ela se tornou essencial para o desenvolvimento das entidades e empresas, enquadrando tal atividade entre as Profissões Regulamentadas por lei.
A Secretária é o Cartão de Visitas de uma Empresa, e isto porque:
01) Cabe a Secretária atuar como um “filtro” na diretoria de uma organização, onde a maior parte dos problemas deve ser filtrada por ela mesma, sem que precise levar pequenos problemas para o executivo. A este, cabe a decisão final apenas em casos de extrema importância e que representem algum tipo de risco para a organização. 
02) Para a Secretária Executiva, a satisfação total dos clientes internos e externos é o seu principal objetivo. Ela tem consciência que muitas vezes a sua postura irá refletir a realidade de toda uma organização, bem como, fortalecer ou prejudicar a imagem da mesma.
03) Para um bom desempenho se suas atribuições, a Secretária contemporânea precisa de amplos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, que lhe darão suporte essencial para exercer, com qualidade, as suas principais funções, na maioria das vezes voltadas para a tomada de decisões, atualmente vista como o principal desafio deste segmento no atual Mercado Globalizado.
A Secretária deixou de ser somente apoio, para introduzir novas metodologias e exercer funções criativas, atendendo assim, as necessidades das organizações. 
A Internet, por sua vez,  trouxe muitos avanços para a profissão, já que possibilitou a comunicação com todos os segmentos organizacionais, principalmente com Secretárias Executivas de todas as partes do mundo, acarretando numa troca de experiências e aprendizagem que contribuiu muito para as relações interpessoais. 
Hoje, essas profissionais buscam ferramentas para administrar eficazmente o tempo:
? aplicam funções gerenciais:
? dão ênfase ao relacionamento com os clientes;
? têm habilidade para a comunicação e para o trabalhar em equipe;
? resolvem problemas inerentes ao seu trabalho melhorando a qualidade e a produtividade dos serviços;
? tem visão geral e holística da organização;
? cultivam as relações pessoais e habilidades com pessoas; 
? desenvolvem a capacidade de perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução científica e tecnológica. 
A Secretária tornou-se uma profissional com postura aberta a mudanças, atitude empreendedora, presta assessoria a executivos e dirigentes no desempenho de suas funções.
O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente com relação à formação das Secretárias Executivas, e a procura é por profissional com postura de gerente, gestora e assessora. 
A beleza pode ser importante, mas deixou de ser fundamental para as empresas que buscam assegurar seu espaço no mundo dos negócios, com competitividade, segurança e qualidade com excelência.
Parabéns as Secretárias!
Valéria Reani             
Advogada e Docente 
ALONSO, MARIA ESTER CAMBRÉA. A arte de assessorar executivos. Edições Pulsar, São Paulo, 207 p., 2002.
CARVALHO, ANTONIO PIRES; GRISSON, DILLER. Manual do Secretariado Executivo. 3ª ed., SP, Editora D’ Livros, 606 p., 2000.
Registro Profissional. Lei de Regulamentação. Obtido via Internet, endereço www.fenassec.com.br. Acessado em 26/09/2015
IMAGEM  do Texto: endereço: www.cineclick.com.br- Secretárias Famosas: acesso em 26/09/2015
Filme Homem de Ferro: Após sofrer um acidente, o bilionário inventor Tony Stark (Robert Downey Jr.) cria uma armadura de ferro para mantê-lo vivo. Com o sucesso de seu invento, ele decide usar a alta tecnologia de sua armadura para combater o crime nos Estados Unidos. Sua secretária, interpretada por Gwyneth Paltrow, é seu braço direito.


                                                                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Valéria Reani

Advogada, sócia-consultora de “VR Advocacia Empresarial”, especialista em gestão empresarial e Professora de Ética e Legislação de Profissões Regulamentadas. Possui mais de 20 anos de experiência em Direito Trabalhista, Direito Autoral e uso de imagem, Propriedade Intelectual e Direito Digital. Dedica-se na aplicação dessas áreas do Direito, tanto no ambiente corporativo como no educacional. Colunista jurídica.