O Paraguai é aqui! Fábricas brasileiras se instalam no país vizinho

30/01/2017 às 07:40

A Homeplay, uma fabricante de brinquedos e artigos plásticos localizada em Atibaia, São Paulo, ao promover a sua modernização e expansão, preferiu se instalar cerca de mil quilômetros da fábrica original, atravessando a fronteira, localizando a nova unidade em Ciudad del Este.  Mais precisamente 1126 km via rodoviária. Praticamente a mesma distância de Atibaia a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. E um terço da distância rodoviária com a Zona Franca de Manaus.

Instalou-se com a denominação XPlast e mantém a sua logística centrada em Atibaia, com a empresa Mitro. Essa é quem, além de centros de distribuição na cidade, tem a loja Espaço Kids no outlet Fernão Dias.

Os acionistas controladores da Estrela a mais tradicional e maior empresa de brinquedos do Brasil, criaram uma empresa no Paraguai, onde fabricarão produtos atualmente produzidos na China.  

Para poder concorrer no mercado nacional com produtos de menor preço, muitas empresas nacionais com uma estrutura de logística e comercialização estabelecidas passaram a produzir na China, com empresas terceirizadas.

Com o adensamento da cadeia produtiva industrial dentro do Paraguai, a tendência dessas empresas será a transferência da manufatura terceirizada na China para o Paraguai.

Nesse caso não seria a transferência de empregos do Brasil para o Paraguai, mas da China para o Paraguai. Os trabalhadores brasileiros já haviam perdido o emprego há muito mais tempo. 

Jorge Hori

Ops! Não foi possível realizar sua inscrição.

Inscrição realizada!

E-mail inválido