Professor de Matemática usa método diferente para ensinar

Com facilidade e amante dos números o professor Valdivino Sousa sempre busca novas técnicas e inovação em sala de aula para ensinar. A ciência Matemática é vista pelas pessoas como uma disciplina difícil de entender e de dominar.


O Professor de Matemática Valdivino Sousa, utiliza a Engenharia Didática em Matemática, Modelos Matemáticos e suas aplicações, ou seja, é um jeito diferente de aprender Matemática. "Utilizo as armas e técnicas pedagógicas e Psicopedagogia, procuro identificar as dificuldades de cada aluno, e aplicar uma didática de Educação Matemática voltada para as necessidades de cada um. Dou uma explicação teórica, mas bem sustentada e resolvo exercícios como exemplo. Em seguida o aluno faz exercícios o que acaba sendo a maior parte de uma aula", Explica o professor. Segundo o professor  só assim se aprende de verdade, e o diferencial é que  ele explicam de várias formas não tendo como o aluno não entender. "Uma das minhas especializações de pós-graduação é em Psicopedagogia Clínica e Institucional, possuo pós-graduação em Educação Matemática Comparada. E, Sou graduado em Licenciatura Plena em Matemática e em Pedagogia. Além de disso sou Bacharel em Ciências Contábeis e em Direito. Há mais de dez anos dedico a pesquisa e ao ensino de Matemática e Contabilidade" disse o docente. 

A Educação Matemática por meio da metodologia da engenharia didática, que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Nela colocamos a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Esse novo método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender, entender, e resolver um problema matemático de várias maneiras.

O professor e pesquisador Valdivino Sousa busca mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós. "O objetivo é conscientizar as pessoas e informá-las como a matemática está presente em  nosso cotidiano, e como podemos utilizar-se de métodos pedagógicos diferentes para incentivar o interesse de alunos, através de situação prática que possa ser resolvida com o uso de procedimentos matemáticos", Explica Valdivino Sousa.

Nós não percebemos, mas quando passamos a vivenciar a matemática diariamente, logo identificamos que ela surge por todos os lados, você irá identificá-la e usá-la a seu favor e aprenderá a raciocinar melhor. "Meu método de aulas é diferenciado, pois minha área de pesquisa é  a Engenharia Didática em Matemática, Modelos Matemáticos e suas aplicações, um jeito diferente de aprender Matemática" disse o pesquisador. A Engenharia Didática em Matemática consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da existente. O professor e pesquisador possui mais de 10 (dez) livros publicados, e têm 03 (três) artigos premiados:

01: Sobre  linguagem de programação e a importância no desenvolvimento cognitivo do raciocínio lógico das crianças. O artigo foi premiado pela Sociedade Brasileira de Educação, Sociedade Brasileira de Computação e Desenvolvimento (SBCD), além disso, seu trabalho de pesquisa é referência na Holanda que utiliza o método  germano-holandês Hans Freudenthal que usa a matemática realística com um modelo matemático da vida real, que busca algo real dentro da história da matemática ou dentro da imaginação e que tenha um significado para a criança. Disponível: http://ddez.com.br/2014/09/25/professor-escritor-cordeirense-valdivino-alves-tem-artigo-premiado-sobre-linguagem-programacao-nas-escolas/  

02:  Matemático cria um método que ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos. Seu método vinha surtindo efeito desde que começou aplicar e analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender expressão em álgebras. Em sua pesquisa ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, podem ser substituídos por objetos, já que os alunos têm dificuldade de entendimento quando ver uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. Fonte Jornal Ciência. Disponível: https://publiqueweb.wordpress.com/2016/12/23/matematico-cria-metodo-que-ajuda-no-aprendizado-de-equacao-de-1o-grau/

03: Modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de equação de 1º grau e Expressões Numéricas. O presente artigo procura mostrar uma aprendizagem significativa no ensino de equação de 1º grau e expressões numéricas com o uso da  Modelagem Matemática e sua aplicação na vida real. Para isso utilizou-se uma visita simulada a um supermercado, onde os alunos puderam vivenciar a compra de Lanche, Queijo, Refrigerante e Bombom. Após isso, alcançaram os seguintes objetivos: a) Interação: é o reconhecimento se o problema escolhido pode se transformar em uma aprendizagem significativa com o mundo real. Entre Situação real; modelagem; modelo e matemática; b) Matematização:  é o reconhecimento da situação do problema, ou seja, visitar a padaria comprar: lanche, queijo, refrigerante e bombom, mostrando para o aluno que a modelagem matemática está na direção de uma experiência prática; c) Modelo matemático: é a Interpretação da solução, ou seja, com os dados propostos no problema devemos buscar uma solução concreta; d) Formulação do problema: é criar hipóteses de que esta formulação seja capaz de modelar, obter uma resolução e validação. Fonte Jornal Ciência, Disponível em: https://publiqueweb.wordpress.com/2016/12/04/modelagem-matematica-no-ensino-e-aprendizagem-de-equacao-de-1o-grau-e-expressoes-numericas/

Além disso, obteve  títulos e medalhas:

a) Medalha de Mérito Educador, outorgada pela Sociedade de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Humano (SPEDH), por ter apresentado o projeto de um programa de rádio educacional, denominado de: Diálogo Educacional, que discute e mostra a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, em 2013. (atualmente o programa é transmitido pela rádio educativa); 

b) Prêmio top em qualidade pelos serviços prestados na área contábil, concedido pela associação de Contabilidade do Estado de São Paulo e demais Estados;

c) Medalha de Mérito docente por sua atuação como professor de Matemática, outorgada pela sociedade de Matemática em 2011;

d) Prêmio de Mérito de reconhecimento como pesquisador e autor do projeto Modelagem Matemática, conferido pela Federação de pesquisa científica na área de Ciências e Exatas em 2012;

e) Medalha de Mérito Matemático, outorgada pela Federação de Pesquisa Científica na área de Ciências e Exatas, por ter sido o vencedor da olimpíada de resolução de problemas de matemática, em 2011.

Valdivino Sousa possui Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Paulista UNIP (2011), Graduação em Pedagogia Licenciatura pelo Centro Universitário Sant Anna (2007), Graduação Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da grande Dourados UNIGRAN (2012), Graduação Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera (2012), Graduação Bacharel em Psicologia pela Universidade Bandeirante -UNIBAN de São Paulo, cursou até o 4° ano com ênfase em Psicanálise (2011). Pós-Graduação Especialização em Educação Matemática Comparada pela ESAB -Escola Aberta do Brasil (2013) e Especialização em Psicopedagogia (2009) pela mesma instituição (ESAB). Docente nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Matemática e Pedagogia. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária, é autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para revista e sites de Contabilidade e Direito. Dedica-se também a área de Educação Matemática, é pesquisador sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática. Linhas(s) de Pesquisa / Área de Interesse: Engenharia Didática em Matemática; Modelagem, Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia.

Fonte Lattes: http://lattes.cnpq.br/2301086202428804


Contatos: Site: www.valdivinosousa.mat.br     E-Mail: [email protected]





Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito e Escritor.  Pesquisador sobre Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática;   Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Semanalmente escreve para o Jornal da Cidade Online e JFC.

Site: http://www.valdivinosousa.mat.br   E-Mail: [email protected]